Sabe o que é o Mieloma Múltiplo? Não? Nem o Ricardo Araújo Pereira sabia!
O Dr. Manuel Neves, hematologista,esclarece-nos sobre este cancro do sangue. Com conhecimento e uma pitada de humor, esta dupla torna este tema mais acessível a todos neste mês de sensibilização para o Mieloma Múltiplo.
Esta é uma Iniciativa da APCL em colaboração com o Grupo Português de Mieloma Múltiplo (GPMM) e com a ajuda e participação do RAP a quem agradecemos.
Como o site ainda não foi abaixo, aqui fica um pequeno texto sobre o Mieloma Múltiplo:
O Mieloma Múltiplo é um cancro dos plasmócitos – um tipo célula que existe na medula óssea e que normalmente produz imunoglobulinas – os anticorpos. Ao reproduzirem-se a mais, os plasmócitos vão produzir imunoglobulinas (ou parte delas) a mais – a proteína monoclonal.
O Mieloma Múltiplo pode apresentar-se com anemia, insuficiência renal, lesões ósseas e hipercalcémia (pode aparecer só destes aspectos ou podem aparecer até os quatro). Para o seu diagnóstico, é necessária a detecção da proteína monoclonal, a sua quantificação e que haja pelo menos um dos quatro aspectos referidos acima.
Assim, em caso de anemia, insuficiência renal ou lesões ósseas por explicar, deve ser despistado o Mieloma Múltiplo pedindo-se uma electroforese de proteínas, quantificação de imunoglobulinas e de cadeias leves livres (séricas e urinárias), imunofixação sérica e imunofixação urinária.
O Mieloma Múltiplo é uma doença incurável, mas tratável, com muitos e variados tratamentos inovadores. O seu diagnóstico precoce permite uma abordagem mais rápida pela Hematologia para tentar prevenir lesão de órgão e melhor prognóstico.