Campanha de Sensibilização - Existem palavras certas? O sangue que há em mim
01-09-2025
01-09-2025
Existem palavras certas? O sangue que há em mim é uma campanha da Associação Portuguesa contra a Leucemia enquadrada no Setembro, mês da sensibilização para os cancros do sangue e que explora a comunicação entre a pessoa com tumor hematológico e o mundo que a rodeia.
Existem palavras certas para comunicar em contexto de doença grave?
Até que ponto uma doença grave afeta a forma como comunico? E será que sou capaz de antecipar como será o meu comportamento, caso receba o difícil diagnóstico “tem um cancro do sangue”? O que é que eu sabia sobre a doença quando recebi o diagnóstico? Qual o papel da APCL na sensibilização da sociedade e apoio da pessoa com doença hemato-oncológica? E, em último caso, até que ponto as pessoas já ouviram falar de cancros do sangue?
Destas perguntas quisemos obter pistas valiosas sobre o grau de consciência do público em geral sobre os cancros do sangue, facultando a informação em falta sempre que necessário, informando sobre como agir em caso de suspeita de que algo não está bem com o nosso corpo e, reconhecendo o que já fizemos e o que ainda nos falta fazer enquanto associação de pessoas com doença e profissionais de saúde.
O resultado da nossa campanha de 2025 Existem palavras certas? O sangue que há em mim dá continuidade ao enorme sucesso da campanha de 2024, e acrescenta mais orientações para os profissionais de saúde, para os familiares e amigos, colegas de trabalho e, também, para a própria pessoa com doença grave.
O nosso profundo agradecimento a todas as pessoas e parceiros que permitiram que esta campanha se concretizasse!
Acompanhe a campanha no nosso canal no YouTube
Veja nos PDF o essencial sobre as principais neoplasias hematológicas, ou seja, os cancros do sangue com maior incidência na população ocidental.
Síndromes Mielodisplásicas (SMD)
Neoplasias Mieloproliferativas (NMP)
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA
Promotor: Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL)
Sponsor 1: Johnson & Johnson Innovative Medicine
Sponsors 2: Amgen, AstraZeneca, Novartis e Takeda
Sponsors 3: Kyowa Kirin, Lilly, Roche, Sebia, ThermoFisher Scientific
Sponsors 4: AOP Health, GSK, Sanofi e Servier
Parceiros científicos:
AEOP - Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa
APMGF - Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Grupo de Estudos de Hematologia
SPH - Sociedade Portuguesa de Hematologia
Participantes: 10 voluntários com doença hemato-oncológica e público desconhecido em vox pop
Duração da campanha: de 1 a 30 de setembro de 2025
Parceiros de divulgação:
Atlas, El Corte Inglés, JCDecaux, MOP, Time Out
Câmaras Municipais de Alcobaça, Alijó, Angra do Heroísmo, Barcelos, Batalha, Celorico de Basto, Cascais, Coimbra, Constância, Fafe, Grândola, Lagoa, Lisboa, Loulé, Marinha Grande, Matosinhos, Mértola, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Oeiras, Oleiros, Odemira, Portimão, Porto, Santarém e Santiago Do Cacém
Apoio na produção: El Corte Inglés, Fundação Calouste Gulbenkian
Conceção: 4 Elementos - Comunicação e Design, Ana Luísa Bolsa // Gravação: Stepupp Films // Edição: 4 Elementos e Stepupp Films // Música: Epic Dramatic Music, por BackgroundMusicForVideo de pixabay
