12 Ações para Transformar os Cuidados Prestados a Pessoas com Linfoma Cutâneo de Células T
01-03-2025
O primeiro documento oficial da recém-criada CTCL Global Care Collaborative apela às autoridades de saúde, hospitais e profissionais de saúde para implementarem 12 ações concretas com o objetivo de melhorar a consciencialização, o diagnóstico, os cuidados e o apoio às pessoas afetadas por Linfoma Cutâneo de Células T (CTCL) – um tipo raro de cancro do sangue que se manifesta principalmente na pele.
Esta iniciativa global tem como missão reduzir o tempo até ao diagnóstico correto e elevar a qualidade de vida das pessoas que vivem com CTCL. As prioridades passam por: aumentar o conhecimento sobre a doença entre os profissionais de saúde; acelerar o diagnóstico e melhorar a compreensão da sua progressão; garantir o acesso equitativo a cuidados adequados; e capacitar os doentes com informação clara e útil para que possam tomar decisões informadas.
O CTCL pode causar um impacto profundo e debilitante a nível físico, emocional e social. Muitas vezes, o diagnóstico é tardio — em média, demora entre 3 a 4 anos — devido à semelhança dos sintomas com doenças mais comuns da pele, como a psoríase ou o eczema. Além disso, dificuldades no acesso a exames adequados e a tratamentos especializados continuam a representar obstáculos para muitos doentes.
A CTCL Global Care Collaborative é composta por organizações de doentes de todo o mundo, incluindo a APCL – Associação Portuguesa Contra a Leucemia – e conta com o apoio da empresa biofarmacêutica Kyowa Kirin. Juntos, procuram impulsionar mudanças duradouras nos sistemas de saúde, respondendo a necessidades que há muito permanecem por satisfazer.
Para saber mais sobre o CTCL, o trabalho da Global Care Collaborative e as 12 recomendações propostas visite o documento aqui.